Como utilizar dos dados para análises estratégicas no presente e no futuro?


Como utilizar dos dados para análises estratégicas no presente e no futuro?

Como utilizar dos dados para análises estratégicas no presente e no futuro?


Entenda tudo sobre análise estratégica e o poder dos dados para transformar o presente e acelerar o futuro do seu negócio!

Atualmente, uma empresa de sucesso é definida por vários fatores e não somente pela qualidade dos seus produtos ou serviços. Um dos aspectos é a sua capacidade de realizar análises estratégicas.

Essa ação garante o potencial em coletar e ler dados da realidade dos seus negócios para rascunhar cenários futuros e realizar decisões bem-informadas.

Na prática, o uso de informações para influenciar o caminho de uma empresa, é uma forma relevante de pautar novos negócios no presente e no futuro.

De acordo com o Google, organizações altamente data-driven têm três vezes mais chances de melhorar suas tomadas de decisão. Ou seja, de promover o sucesso devido as ações executadas por meio dos dados.

Não é errado afirmar que a análise estratégica por meio de dados trouxe mais objetivo e clareza ao planejamento corporativo de várias empresas e tudo isso seguindo os novos cenários da transformação digital.

Pensando nisso, neste conteúdo entenda como mudar o cenário do passado através dos dados coletados e desvende as maneiras de utilizar estrategicamente essas informações para ter mais sucesso no presente.

Continue a leitura!

Neste artigo, fique atento(a):

  • Como os dados podem mudar a realidade;
  • 7 benefícios do uso dos dados nos negócios;
  • Análises estratégicas e posicionamento no mercado;
  • Mude o seu cenário com a CONTEXT Brasil;
  • Apresentação e pesquisa exclusiva sobre o cenário nacional da tecnologia.

 

Análises estratégicas: como os dados podem mudar a realidade?

 

A análise estratégica não é uma novidade no meio corporativo. No entanto, com o avanço da transformação digital e da big data, ações como o mapeamento de dados, a construção de relatórios e a tomada de decisão se tornaram indispensáveis para resultados.

Afinal, hoje, é possível extrair insights valiosos e poderosos para o seu negócio apenas ao observar as informações geradas no passado.

São informações valiosas para aprimorar e enriquecer todo o seu planejamento corporativo.

Um deles, por exemplo, é o estudo do fluxo de vendas que leva em conta dados comerciais históricos para entender os comportamentos futuros do seu cliente e do mercado em que o seu negócio está inserido.

Com previsões sobre o futuro baseadas em processos orientados por dados e apurados de acordo com o contexto institucional, é possível tomar decisões mais precisas e reduzir os riscos e custos.

 

Vantagens para o presente: 7 benefícios do uso dos dados nos negócios

 

Para iniciar essa seção, vamos a uma reflexão importante?! Por que o seu negócio deve investir na transformação dos dados e na modernização da análise estratégica?

A resposta é simples e os motivos são vários!

Primeiro, algo que poucos falam: o uso dos dados colabora na construção de um melhor planejamento corporativo. E tudo isso influencia na análise dos processos (e seus eventuais resultados) do passado - ações que empresas especializadas, como a CONTEXT Brasil, oferecem - para impactar positivamente os resultados no presente e no futuro.

Além do mais, olhamos para trás para contextualizar a relação de tudo e observar como os dados serão primordiais para entender:

  • Acertos;
  • Erros;
  • Quick-wins;
  • Fracassos;
  • Feedbacks atuais;
  • E traçar o caminho de como o presente e o futuro podem ser transformados.

Mas e na prática, como tudo isso se reflete no cenário organizacional? Confira a seguir pontos essenciais e 07 benefícios do uso dos dados nos negócios.

Leia com atenção!

1. Identificar demandas em tempo real

Com análises avançadas, você pode identificar tendências emergentes e solicitações de clientes mais rapidamente. Isso assegura que a empresa fique à frente das demandas e comportamentos e possa se preparar para estratégias futuras.

2. Melhorar os processos e operações

Ao analisar todos os dados gerados pelo seu negócio, você pode identificar oportunidades para reduzir custos operacionais e automatizar processos.

Por exemplo, ao analisar uma falha recorrente no setor tributário no pagamento de impostos, é possível identificar a necessidade de investir em treinamentos ou mesmo em uma solução tecnológica para sanar o problema.

3. Satisfazer os clientes

Você pode detectar as preferências dos clientes através de ferramentas analíticas e usar essas informações para criar serviços mais personalizados, inovadores, necessários à demanda do público e que aumentam a credibilidade da sua marca e a satisfação.

4. Percepção de novas oportunidades

Ter acesso aos dados é como ter a visão de raio-x do seu negócio.

Todas essas informações permite que você veja o mercado de uma nova maneira e identifique oportunidades que não eram visíveis antes. Além disso, a apuração dos dados é fundamental para entender seus distribuidores, revendedores, clientes finais e percepções do seu público-alvo como um todo.

5. Precisão nas tomadas de decisões

A análise estratégica permite que você tome melhores decisões, porque todos os dados são visíveis e podem ser examinados.

Dessa maneira, é comum fazer previsões mais precisas sobre o futuro e reduzir os riscos associados à sua estratégia.

6. Minimização de erros

Finalmente, o uso de dados na análise estratégica elimina achismos.

Isso significa que as empresas podem reduzir a probabilidade de tomar decisões baseadas em suposições incorretas e, principalmente, eliminar as incertezas de gestores e líderes empenhados em emancipar os negócios.

7. Aumento da produtividade e novas vendas

Com todos os benefícios da análise estratégica, as empresas podem aumentar sua produtividade e otimizar suas concepções de vendas.

Na prática, isso se traduz em novas oportunidades para atingir perfis diferentes de clientes e uma abordagem renovada para atingir aqueles que já compraram com sua empresa.

Portanto, a análise orientada por dados é crucial para manter a competitividade no mercado atual e o, melhor, (re)afirmar os seus resultados positivos no presente e no futuro.

 

Análises estratégicas e posicionamento no mercado

 

Ao analisar as tendências do mercado e os principais indicadores de desempenho, você pode criar estratégias que permitam que a sua empresa se mantenha à frente da concorrência.

E não somente a frente de marcas que competem diretamente com o seu negócio, mas tomar decisões que coloquem a sua empresa lado a lado do consumidor.

Vamos a um exemplo?! Em 2004, o Walmart usou um processo de tomada de decisão baseado em dados para se preparar para o furacão Frances.

Os executivos da empresa queriam saber os tipos de mercadorias que deveriam estocar antes da tempestade.

Seus analistas extraíram registros de compras anteriores de outras lojas do Walmart em condições semelhantes, classificando um terabyte do histórico do cliente para decidir quais mercadorias enviar para a Flórida (com dados quantitativos).

Esse exemplo ilustra que independente da época, os dados têm valor inestimável. E eles podem ser utilizados para analisar estrategicamente suas decisões no presente e no futuro.

Além disso, você também pode detectar as preferências dos clientes em tempo real, usar insights orientados por dados para oferecer serviços mais personalizados e prever com precisão os comportamentos futuros e as oportunidades de vendas.

Como resultado, a sua organização garantirá a potencialização dos negócios e, claro, estará um passo a frente dos concorrentes.  O uso dos dados são primordiais para entender o mercado da tecnologia e assim traçar rotas confiáveis e valiosas.

 

Mude o seu cenário com a CONTEXT Brasil

 

Você sabia que a CONTEXT Brasil pode providenciar todo o potencial da inteligência e análise de mercado para otimizar seus resultados no presente e acelerar seu crescimento no futuro?

Nossa ampla expertise em Market intelligence possibilita auxiliar nossos clientes a encontrarem as respostas mais complexas nos dados e a planejar com confiabilidade os próximos passos para os seus negócios.

A CONTEXT Brasil está pronta para mudar os cenários dos seus negócios e alcançar, cada vez mais, lucratividade e a visão do mercado da tecnologia.

Aproveite a consultoria gratuita com o time de especialistas da CONTEXT e receba em primeira mão uma apresentação das pesquisas feitas pela nossa equipe sobre o cenário nacional da tecnologia e que garante sucesso para os negócios. 


Recent posts