Destaques de Abril: webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT


Destaques de Abril: webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT

Destaques de Abril: webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT


Abril foi mais um mês interessante para o canal de TI europeu. E, mais uma vez, a CONTEXT esteve presente em todas as semanas para analisar as principais tendências para nossos parceiros da indústria. No mês passado, destacaram–se os novos dados do primeiro trimestre de 2024 para as categorias de cibersegurança e UPS, e os países nórdicos, bem como um novo olhar sobre o crescimento impressionante das ações de tecnologia impulsionadas por IA.

Aqui estão alguns desses destaques em mais detalhes:

O mercado de ações de tecnologia continua avançando:

No início de abril, analisamos o desempenho das ações de tecnologia em algumas das maiores bolsas do mundo. Nos últimos seis meses, testemunhamos um crescimento impressionante, impulsionado pelas crescentes expectativas em relação à IA. Para colocar em perspectiva, registramos um crescimento de 228% entre setembro de 2019 e outubro de 2023 na indústria de semicondutores. Desde então, houve um aumento no valor das ações de semicondutores, que agora são avaliadas em 457% do seu valor em setembro de 2019. A AMD com 470% e a NVIDIA com 1869% são os principais contribuintes para essa mudança. O mesmo fenômeno pode ser observado nas ações de Sistemas Pessoais, que cresceram significativamente nos últimos 6 meses lideradas pela Dell Technologies: e Infraestrutura, liderada pela VMWare, Vertiv, Fortinet e Palo Alto (entre outros).

Reino Unido e Irlanda crescem fortemente em cibersegurança com o aumento dos MSPs:

Foram algumas semanas difíceis para os distribuidores do Reino Unido e Irlanda, mas em cibersegurança houve melhores notícias em abril. Nossa análise do primeiro trimestre de 2024 descobriu que, embora o mercado de cibersegurança como um todo tenha diminuído –5,9% ano a ano (YoY) em vendas de receita, no Reino Unido ele aumentou em cerca de 5% YoY. A França (11% YoY) pareceu ter um desempenho ainda melhor. Grande parte desse crescimento foi impulsionado pelo sucesso dos provedores de serviços gerenciados (MSPs), que viram um aumento de 10,6% YoY na receita – subindo ainda mais no Reino Unido (30%) e na Itália (18%). Os MSPs são uma parte cada vez mais importante do mercado de cibersegurança, ajudando as PMEs a melhorarem a sua resiliência cibernética em meio a grandes lacunas de habilidades na indústria.

Software é o único ponto positivo para os países nórdicos: 

Na Escandinávia, as taxas de juros permanecem altas, embora a inflação esteja caindo consideravelmente na maioria dos países. Isso está resultando em atrasos nos projetos do setor privado e em um impacto correspondente no canal de revendedores corporativos. Conforme observado na Europa como um todo, são os softwares e serviços que estão impulsionando o crescimento. De fato, a categoria cresceu 9% YoY em receita no primeiro trimestre de 2024, em comparação com 0% na Europa. Excluindo os serviços, apenas o software cresceu cerca de 15% durante o período. No total, a região dos países nórdicos apresentou um crescimento de receita YoY de –5,2% no primeiro trimestre de 2024, o que é um pouco menor do que o esperado, dado os comparativos favoráveis de um ano atrás.

Reino Unido, França e Alemanha reduzem as receitas de UPS.

Foi um trimestre misto para começar o ano na categoria UPS, que viu um declínio de 8% no crescimento da receita YoY. Isso se deve principalmente ao fraco desempenho na Alemanha, Reino Unido e França, apesar do crescimento positivo na Polônia e no resto da Europa, liderado pela Holanda. A França viu um aumento significativo no crescimento por volta da Semana 15 devido a um grande negócio no canal de revendedores corporativos, equivalente a seis ou sete vezes o rendimento semanal normal. A atividade no varejo na Alemanha tem sido forte nas últimas semanas, o que é um bom sinal para a categoria, dado o tamanho deste canal. 

Parte do valor que os clientes obtêm do banco de dados da CONTEXT é sua capacidade de identificar tendências de maneira altamente granular. Assim, podemos analisar os dados a nível de especificação, para ver que a faixa de capacidade que teve melhor desempenho no primeiro trimestre foi de 5.000–10.000 kVA. E por linha de produto – que é a forma mais segura e mais cara de UPS – podemos ver que o online teve um desempenho melhor do que o de linha–interativa e o offline.

Para saber mais, registre-se para assistir ao nosso webinar semanal de 30 minutos do Fórum da Indústria de TI aqui.