Destaques de Fevereiro: webinars semanais do Fórum de TI da CONTEXT


Destaques de Fevereiro: webinars semanais do Fórum de TI da CONTEXT

Destaques de Fevereiro: webinars semanais do Fórum de TI da CONTEXT


Todas as semanas, a CONTEXT oferece uma visão das últimas tendências da indústria de TI, com base em dados de mercado e análises especializadas. Neste mês, nossos webinars semanais do Fórum de TI exploraram as forças e fraquezas relativas dos mercados indiano e do Reino Unido, destacando um começo razoável de ano para os PCs e revelaram mais insights sobre as rotas para o mercado (RTM).

Aqui estão mais detalhes sobre nossa visão de Fevereiro.

Um começo lento para o ano

Os dados da CONTEXT para as primeiras cinco semanas de negociação de 2024 registraram uma evolução de receita de -8,2% na comparação ano a ano. A Alemanha teve um começo especialmente ruim no ano, com pouco ou nenhum investimento corporativo. A Polônia se destacou com um crescimento de 3% na comparação ano a ano. E embora a Espanha tenha tido um começo lento em 2024, isso veio após um forte janeiro de 2023. O canal de varejo permaneceu mais forte, impulsionado pelo crescimento das vendas ao consumidor, com os revendedores corporativos registrando -16% ano/ano em uma base ajustada. O mês ficou abaixo da previsão da CONTEXT em infraestrutura, periféricos, software e telecomunicações - embora as vendas provavelmente melhorem neste trimestre, com as comparações ficando mais fáceis.

Rota para o mercado (RTM) para monitores

A CONTEXT oferece novos insights para nossos clientes para impulsionar uma tomada de decisão de canal mais eficaz. Por isso, recentemente começamos a analisar as rotas para o mercado (RTMs) para entender melhor como os produtos de TI chegam ao usuário final. Para fazer isso, reunimos informações de nosso painel de distribuidores e as combinamos com um novo painel de varejo e dados de revendedores corporativos, além de dados de venda e remessa de fornecedores. Em termos de monitores para consumidores em dezembro de 2023, podemos ver que 32% passaram pela distribuição, mas 50% contornaram essa RTM, indo diretamente do fornecedor para o varejista. No entanto, no lado empresarial foi uma história totalmente diferente: a distribuição sendo a clara líder.

Para PCs, 2023 mostrou varejistas construindo relacionamentos sólidos com fornecedores, como foi o caso em 2021 e 2022. E para PCs empresariais novamente a maioria das vendas ocorreu via distribuição. Em muitos casos, pequenos e médios revendedores compraram de distribuidores para vender a PMEs. A França parece ser uma exceção, com revendedores corporativos mantendo relacionamentos fortes com o fornecedor e contornando a distribuição.

PCs começam o ano bem

Foi um começo de ano positivo para os PCs, com crescimento de receita para notebooks (2%) e notebooks workstations (3%) atingindo números positivos, embora os desktops tenham caído -12% ano/ano. Janeiro de 2023 registrou um crescimento de receita de -33% ano/ano, por exemplo. Uma melhora na posição dos estoques ajuda é em parte responsável. E existem bolsões de crescimento, como a Alemanha, que está melhorando a partir de uma base baixa, e a França, com tendência superior aos últimos dois anos.

Os notebooks empresariais estavam em tendência mais baixa do que no ano passado, refletindo um ano desafiador, especialmente na Alemanha, embora no outro extremo do espectro a Itália esteja se beneficiando do impacto das fortes vendas para educação. Janeiro se beneficiou de pedidos pendentes, um fator que pode continuar a impulsionar o crescimento no restante do primeiro trimestre. Embora os ventos contrários macroeconômicos continuem impactando os investimentos, há uma melhora no desempenho que esperamos que continue.

O panorama indiano

A abrangência da CONTEXT se estende muito além da Europa. Um exemplo disso foi nosso resumo recente dos canais de TI no mercado indiano. É um grande ano para a maior democracia do mundo, que vai às urnas. Os planos do governo de oferecer empréstimos sem juros de 50 anos para startups podem ajudar a impulsionar o investimento em P&D para 3% do PIB. O Banco Central da Índia está prevendo um crescimento do PIB geral no ano fiscal de 2024-25 de 6,5%, embora a alta inflação permaneça um risco e a dívida pública em relação ao PIB seja alta, em 90%. O investimento do governo em energia e veículos elétricos e a capacitação impulsionada pela Inteligência Artificial oferecem esperança para o futuro.

As operadoras estão encontrando dificuldades para monetizar seus investimentos em 5G, embora haja muito espaço para o crescimento da adoção de smartphones - potencialmente impulsionando a receita aqui. E o mercado indiano de PCs cresceu cerca de 40% desde antes da COVID até o ano passado.

O Reino Unido está virando a página?

Não é surpresa ouvir que o Reino Unido está enfrentando dificuldades econômicas no início de 2024. A inflação estava persistentemente alta, em 4%, com as taxas básicas mantidas em 5,25%, impactando o endividamento de empresas e consumidores. O país está em uma recessão leve desde o segundo semestre de 2023, com crescimento do PIB em quase 0% desde o início de 2022. No entanto, houve alguns pontos positivos: Google anunciou planos de investir US$ 1 bilhão em seu primeiro datacenter no Reino Unido, enquanto a Microsoft está investindo US$ 3,2 bilhões em seu datacenter e em skills de IA e treinamento para mais de um milhão de pessoas.

O quarto trimestre de 2023 foi fraco e o ano foi difícil no geral para os distribuidores do Reino Unido. As coisas podem estar se movendo lentamente na direção certa: após grandes quedas nos trimestres 2, 3 e 4 de 2023, as primeiras sete semanas de 2024 viram apenas um declínio de receita ano/ano de 3,5%. Os canais corporativos são fundamentais para a distribuição no Reino Unido, compreendendo entre um terço e três quartos da participação total de receita, então é positivo ver isso acima da linha de tendência de receita da Europa.

Para saber mais sobre essas e outras tendências de mercado, sintonize nosso webinar semanal do Fórum da Indústria de TI.